Paris…. ah!!!! Paris….

O bom de Paris é sair andando sem destino, sem rumo…. Qualquer rua é bonita, todos os prédios tem história e a arquitetura é fantástica. Paris exala história e cultura.

Da Champs-Elysées ao Louvre

viagem europa 330Este é um passeio histórico, mas faça-o a pé. O ponto de partida é o Arco do Triunfo (metrô Charles de Gaulle-Etoíle). Se tiver com tempo, suba no viagem europa 191arco. Além de um museu, você terá também fotos incríveis. Ah!!! Eu subi pela escada, mas tem elevador viu!
Bom, a partir daí, cruze a rua e você estará na
Champs-Elysées, a rua com as lojas mais chiques e caras de Paris. Pausa para foto.

Saia caminhando, olhando tudo ao seu redor. Se for primavera, dê mais pausas pra fotografar cada detalhe.

O que também não pode deixar de ser feito neste trajeto (só para constar) é para numa barraquinha de cachorro quente ou churros. Faça uma pausa, beba algo e siga sua caminhada.

Andando um poico mais você estará na Place de la Concorde, onde o rei Luis 16 e a mulher, Maria Antonieta, foram guilhotinados. Neste trecho, do seu lado esquerdo está a Igreja da Madeleine ao fundo, que também vale uma visita. Neste pedaço tem lojinhas bem interessantes.

Da Concorde, siga pelo Jardim das Tulheries, onde já existiu um imponente palácio, derrubado durante a Revolução Francesa. É aí, que no verão, instalam a famosa roda-gigante. (aranha / lago) banheiros pagos

No fim das Tulheries, você já vê a Pirâmide do Museu do Louvre. A moderna pirâmide de vidro faz um contraste gritante com o antigo Palais do Louvre, sede da corte francesa desde o século 13. A obra motiva até hoje polêmica inflamada entre os franceses, e debates teóricos entre arquitetos de diferentes correntes.

Estes dois sites tem dicas fantásticas e fazem toda a diferença. Se você ainda não conhece Paris, faça deles um guia de bolso. Ou melhor, de palm top!
http://www.parisalacarte.com.br
http://www.vamosparaparis.com

Vamos por partes:

Île de la Cité
viagem europa 264 Ir à Paris e não conhecer a
Catedral de Notre-Dame, não é a mesma coisa. Ela é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. A construção é do ano de 1163, dedicada a Maria, Mãe de Jesus, daí o nome Notre-Dame –viagem europa 266 Nossa Senhora. Ela fica na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité, rodeada pelas águas do Rio Sena.

Torre Eiffel
Se você não subiu na Torre Eiffel, você não foi à Paris… É o que diz o ditado!!! Mas não é bem assim. Eu estive lá, de dia, de tarde e de noite. O lugar é lindo, mas ficar horas na fila só pra subir na torre não dá! Até porque de cima dela, você não tem a vista mais espetacular de Paris: a própria torre.

A Torre Eiffel é hoje o monumento mais visitado do mundo, recebe anualmente a visita de mais de seis milhões de turistas. “A Dama de Ferro “, como é carinhosamente chamada pelos franceses, é duas vezes mais alta que a Grande Pirâmide do Egito ou a cúpula da Basílica de São Pedro, foi construída em apenas alguns meses e seu custo foi relativamente baixo.

Bastille
Outro point da capital francesa é a Bastilha, onde ficava a prisão política do império francês. A queda da Bastilha, no 14 de Julho de 1789, ainda hoje é comemorada como o principal feriado francês.

La Defense
A área futurística
é um bairro nos municípios de Puteaux, Courbevoie e Nanterre, subúrbios de Paris, centro econômico, onde se ficam as sedes de grandes empresas francesas, centros comerciais etc. A Defense fica no prolongamento do eixo histórico que começa no Louvre e segue pela avenida do Champs-Élysée, Arco do Triunfo, até à ponte de Neuilly e a Grande Arche.

Comer bem em Paris não é tarefa difícil. Qualquer birosca tem um pão bom. Mas o que vou tentar passar aqui, é uma listinha de lugares diferentes dos que os turistas frequentam.
Antes de mais nada, vai aí uma primeira dica: uma coca em Paris tá custando 4 euros. Isso mesmo!!! Então, se uma lata de coca sai por esse valor e uma jarra de vinho da casa ou uma taça de espumante também, (3,20 euros), beba muito e deixe de lado a tal Coca-cola… kkk

boutique-mottepicquetJean-Paul Hévin – Aqui estão os melhores chocolates de Paris.

Endereços:

para mais detalhes click no link do site: http://www.jphevin.com

Le Bistrot Beaubourg 25, rue Quincampoix 75004
Aqui se come tradicionais receitas francesas por 15 euros

Le Temps Perdu – 54 rue de Seine. Perto do Hotel Madisson. O cardápio aparece no site http://www.le-temps-perdu.com não fui e fiquei com vontade.

L’oxalys – 14, rue Ferdinand-Flocon. Menus : de 15 à 26 € Fermé le dimanche et le lundi midi

FONDUE – estes quem me passou foi um amigo que morou lá por uns 4 meses, mas não consegui ir.

La Poutre – Montmartre – 10 Rue Des Trois Freres (bem simpático e fondue tradicional (queijo e carne) a 34 euros o casal.

Mas o melhor fondue de queijo é o do Le Bistrot Du Boursier (perto do Metrô Bourse) – Rue de Richelieu, 88. É bom anotar o telefone 0142968359, pois a casa está sempre cheia.

Café des Techniques – tel. 01 53 01 82 83 – come-se brunch a 19 euros

Coup d’état – restaurante simples, com ótima cozinha. 164, Rue Saint Honoré – pertinho do Louvre.

viagem europa 355

Ah! Por falar em Louvre, deixe pra ir lá numa sexta-feira. Tem menos turistas nesse dia. Outra dica é entrar depois das 18:00. Além de ter desconto no TKT, você aproveita o dia com sol do
lado de fora nos monumentos que são abertos. Quando fui com a Marcela, passamos mais de 3 horas lá dentro e quando saímos, já não dava para fotografar as coisas apesar de escurecer lá pelas 20:00… mas a luz já não era lá grandes coisas.

ALGUNS LUGARES

Abaixo cito alguns lugares pra fazer exatamente isso. Sair andando, olhando e tirando fotos:

  1. Rue du Seine
  2. Rue Cler
  3. Musée Rodin
  4. Pantheon
  5. Boulvde. Saint-Germain e todas as ruas ao redor (imperdível)
  6. Museu da História de Paris – ao lado da Opera.
  7. Espaço gourmet das galerias LAFFAYETE. Aliás, pra viagem europa 416mim só isso. Nem curti as galerias (tirando fora o teto, lógico).
  8. Programa de JAZZ: Sunset/Sinside – rue des Lombards, 60;
  9. No LE BILBOQUET, 13, rue St.-Benoit, 6ème – Fica no coração de Saint-Germain-des-Près. É um restaurante com apresentações de Jazz. Não servem comida, só bebida.
  10. no TROIS MAILLETZ, 56, rue Galande 5eme – Nina Simone tocou nessa casa. É uma adega medieval que abrigou os pedreiros que construíram a Notre-Dame.
  11. Presentes legais (arte em vidro, madeira, aço) r. Verrerie
  12. Coisinhas para COZINHA e CASA (ir até o final da loja) L’univers de Leo – r. au brele gauche
  13. TAXI G7pode reservar pela internet –www.taxisg7.fr ou por telefone. Depois vou procurar o valcher da van que me levou pro aeroporto de madrugada e te passo.
  14. O Lenotre da Champ’s nem é tão caro assim. Vale a pena passar lá.
  15. Ah! viagem europa 378não deixe de ir aos Jardins do Palácio de Luxemburg. É lindo!

Outras dicas para comer bem e barato:

Em quase todos os restaurantes e bistrôs tem o Plat du Jour ou o Menu combinado. O plat de jour tá na média de 11, 12 euros. Mas tem também as combinações onde entrada e prato quente ou prato quente sobremesa, saem em média 17 euros. Bem melhor!

Ah! Tem um que chama Chez Clement, tipo uma rede que tem em vários lugares, inclusive na Champs. O lugar é bom e o preço legal.

Onde ficar:

Eu fiquei com a Cella, minha sobrinha, em Clichy. O lugar é ótimo, super bem localizado e com metrô na porta. Íamos(em 20/ 25 minutos) caminhando até o arco do triunfo.

Este daqui, pra mim, é o melhor custo benefício. www.le9hotel.com Fica em Montmartre é lindo e com preço “razoável”. Qdo olhei estava em 100 euros o duplo. Só que eu fiquei num simples, porém bem localizado, por 60 euros doble.

Pagar mais de 90 euros o casal é pra quem pode. Kkkk

Neste site http://www.planigo.com sempre dá pra achar uns bons e baratos. Ele é bom, pq dá pra escolher por região.

Para quem ainda não tem hotel:

Na época em que andei pesquisando hotel barato achei coisas bem interessantes. Não me hospedei em nehum deles, nem olhei no mapa para ver onde eles ficam, mas acho que vale a pena dar uma fuçada.

Paris Saint Honore – Rue Penthievre 21 – 75008 Paris
Reservas : Telefone: – Fax: +35 12 11 45 13 17

saint 1O hotel, renovado em 2006, tem 19 quartos distribuídos por 4 andares. Tem serviço 24 h, cofre e elevador, além de lavanderia e acesso à Internet à disposição.

photo01Victoria – 2 bis Cite Bergere – 75009  Paris.
Reservas : Telefone: – Fax: +35 12 11 45 13 17

O Victoria Hotel de Paris fica perto do Opera e várias lojas.Dá pra acreditar que esse hotel é 2 estrelas?

Europe Liege – 8 Rue de Moscou – 75008 Paris
Departamento de reservas : Telefone: – Fax: +35 12 11 45 13 17

O hotel foi construído em 1900 e renovado por completo em 1994. São 7photo08 liege andares com um total de 43 quartos, dos quais 6 individuais e 37 duplos. À disposição dos hóspedes uma recepção que se encontra aberta 24 h por dia. O serviço de lavanderia pode ser requisitado como serviço adicional.

3 Comentários »

  1. Mônica Said:

    Paris é um sonho. Eu estive lá em 2006, mas apenas por três dias. Perto da Notre Dame tem uma barraquinha de crepes, simplesmente, maravilhosos.
    A propósito seu blog é fantástico.
    bjs.
    Monica
    p.s. Carla Bruni canta uma música chamada Le temp perdu rsss

  2. Roberta Said:

    Oi Dricka,

    Somos do Paris a la Carte e gostariamos de agradecer a nota do
    seu blog
    sobre nosso site. Achamos sua pagina muito legal, pois através
    do tema
    crepe você consegue desenvolver um conteudo muito
    interessante, atual e
    diversificado. Parabéns !

    Amantes da França como você, nossa proposta é de tornar a
    viagem de um
    brasileiro em Paris um momento inesquecivel. Oferecemos
    transfers,
    passeios, dicas e assistência com um serviço personalizado e
    de alta
    qualidade. Procuramos enriquecer o conteudo do nosso site com
    a atualidade
    de Paris, sem deixar de falar dos classicos da cultura
    francesa.

    A gastronomia é um dos nossos principais interesses e buscamos
    dar as melhores dicas de restaurantes em Paris.

    Precisando de informaçoes sobre a França, Espanha, Portugal e outros países da Europa teremos o maior prazer em ajuda-la

    Boa sorte com seus crepes e continue com seu blog, ele é lindo e com várias informaçoes interessantes.

    Abraços

  3. […] Paris…. ah!!!! Paris…. junho, 2009 2 comentários […]


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe um comentário